O Programa AABB Comunidade, em parceria com a Prefeitura de Ipameri e AABB de Ipameri, Fennab, Fundação do Banco do Brasil, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Empresa Renovar, desenvolveu um projeto que busca incentivar a consciência ambiental, com o intuito de estimular os educandos do programa a terem atitudes mais sustentáveis e realizarem escolhas que não sejam prejudiciais ao meio ambiente, optando por hábitos, padrões de consumo e estilo de vida que ajudem a preservar o meio ambiente e a sobrevivência das futuras gerações.

No evento, houve vários momentos de diálogos, com palestras da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, pesquisa de campo e recolhimento de materiais reciclados, além de uma roda de conversa onde os alunos fizeram gráficos representando os dados da coleta de lixo nos bairros.

Com o espírito de aproveitar para preservar, o ponto alto do projeto foi um bate-papo extremamente proveitoso e esclarecedor com a equipe da empresa Renovar Óleos Vegetais, que demonstrou as atividades da empresa e seu papel na preservação ambiental. A equipe Renovar elucidou o reaproveitamento do óleo descartado, sendo direcionado para indústria de cosméticos, farmacêutica e também na produção de biodiesel sem que haja exploração do meio ambiente.

Além disso, houve também um grande envolvimento das famílias que coletaram óleo usado para que as crianças pudessem efetuar a troca e, assim, ajudar a cuidar do meio em que vivemos. Com isso, foram arrecadados 31 litros de óleo, que será destinado a uma instituição escolhida pelos próprios educandos.