A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) aprovou a inscrição do Aeródromo de Ipameri em seu cadastro de aeroportos. A portaria que regulamenta a pista foi publicada na quarta-feira (15).

A homologação garante e reconhece o aeródromo como área destinada a pousos, decolagens e movimentação de aeronaves. Para o prefeito Jânio Pacheco, este é mais um passo rumo ao desenvolvimento de Ipameri e para a implantação de novas empresas no município.

Inaugurado em junho de 2014, as obras de adequação do aeródromo ocorreram em uma parceria do Governo de Goiás, por meio da Goinfra, com a Prefeitura de Ipameri. Em 2020 o local foi retirado da lista nacional de aeroportos e estava impedido de receber vôos.

Em 2021, o Município, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão iniciou o processo de concessão do aeródromo para o governo estadual. O processo de homologação se iniciou no mesmo período. Ainda em 2021 foi firmado o acordo de cessão da unidade. Agora em 2023 a parceria garantiu os recursos necessários para a conclusão das obras e o seu pleno funcionamento.

Em sua última reforma o local recebeu a adequação do terminal de passageiros, revitalização da sinalização horizontal e vertical da pista de pouso e pátio de aeronaves e a conclusão das cercas e alambrados. O espaço possui pista asfaltada com 1.500 metros de extensão, além de amplo pátio de aeronaves. A área total é de 519.674,22 metros quadrados.

“Hoje, após um importante trabalho de dois anos da Prefeitura de Ipameri e nossos vereadores, conseguimos colocar nosso aeródromo novamente em operação, nessa importante parceria com o Governo do Estado e nosso deputado estadual Jamil Calife. Nosso objetivo agora é trabalhar muito para expandir nossa economia, com foco na atração de empresas, principalmente do setor agropecuário. Agradeço o governador Ronaldo Caiado, o presidente da Seinfra, Pedro Sales e o presidente da Goinfra, Lucas Vissotto, nossa equipe da Seplag, o deputado Jamil e todos que contribuíram com essa conquista”, disse Jânio.