O que é?

O Programa Universitário do Bem (ProBem) representa a oportunidade de acesso a milhares de jovens em situação de vulnerabilidade social a bolsas de estudo na modalidade parcial ou integral para a primeira graduação. Proporciona ainda um conjunto de benefícios para a promoção da integração ao mundo do trabalho, fortalecimento do protagonismo e da participação cidadã.

Quem pode fazer?

Aluno deve estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal até o dia 25 de maio – as inscrições são feitas nos Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ou no Núcleo de Assistência Social (Nas):

• Candidato residente no Estado de Goiás
  • Candidato que estiver inscrito no Cadastro Único
  • Candidato matriculado em curso de graduação presencial em instituição de ensino superior cadastrada. As aulas on-line em virtude da pandemia não são consideradas ensino à distância (EAD)
  • Candidato que não frequente curso superior à distância, semi-presencial ou EAD
  • Candidato que não tenha condições financeiras, ou seja, que se encontra em situação de vulnerabilidade atestado pelo indicador multidimensional de pobreza
  • Candidato que não teve desligamento do Programa devido a ocorrência de infrações descritas no art. 15 da Lei Estadual 20.957

Onde e quando fazer?

CANAL ONDE QUANDO
Internet Não é possível
Presencial Centros de Referência em Assistência Social – CRAS Localização: Rua Gustavo Leyser n° 13 – Centro, Ipameri-GO Segunda a sexta, 8h às 17h, exceto feriados e pontos facultativos
Telefone Telefone do PROBEM: 62 3201-9351
Telefone do CRAS Ipameri: 64 3491-6037
Outros Não é possível

Como fazer?

Para a seleção dos candidatos, será utilizado um indicador sintético multidimensional de pobreza, a ser calculado para candidato inscrito no processo seletivo, com base nas informações atualizadas no Cadastro Único do mais vulnerável para o menos vulnerável, cujas dimensões serão desenvolvidas a partir de:

• Escassez de recursos;
  • Carências habitacional;
  • Perfil e composição familiar;
  • Restrições de acesso ao trabalho e renda;
  • Falta de acesso ao conhecimento e escolaridade.

Quanto custa?

O serviço é gratuito