A Prefeitura de Ipameri, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Centro Municipal de Educação Ambiental Dom Bosco (CEMEADB) lançou, uma Campanha Interna de Conscientização ambiental.
A campanha intitulada “Adote um mundo sustentável” apresentou o tema “Caneque-se ou Garrafize-se” foi lançada hoje no dia 08 de novembro de 2021.
A Campanha busca reduzir o consumo de copos plásticos descartáveis dentro do ambiente interno dos prédios da Administração Municipal, espalhados pelo Município, com o intuito de diminuir o impacto ambiental, substituindo o uso de copos descartáveis por outro reutilizável, além de reduzir os custos para os cofres públicos.
A iniciativa “Caneque-se ou Garrafize-se” surgiu após levantamento a respeito do uso de copos descartáveis dentro da Prefeitura. Nela foi constatada um valor relativamente alto de resíduos dessa espécie, levando em consideração que o período de decomposição do copo plástico na natureza é cerca de 300 anos.
O Educador Ambiental Dr. Christian Luis Ferreira Berti proferiu a palestra “O uso consciente do copo descartável”, promovida pelo Centro Municipal de Educação Ambiental Dom Bosco. A proposta também desenvolvida pela educadora ambiental Ariane Guimarães é que cada servidor faça a mudança pessoal ao adotar esta postura fazendo o resgate de uma caneca, copo ou garrafa e traga para o trabalho, fazendo uso deste recipiente retornável ou reciclável o quanto antes e usando apenas o descartável se não tiver opção.
Os copos descartáveis continuarão sendo oferecidos nos bebedouros públicos da Prefeitura. A dica para quem ainda não tiver seu copo ou caneca é para utilizar apenas um copinho durante o expediente e, assim como sua nova caneca, levá-lo cada vez que for beber água ou café. Fazendo um cálculo utilizando princípios estatísticos, 60 funcionários consumiria em torno de 300 copos por dia e um custo financeiro de R$ 6.570,00 ao longo de um ano, deixaria de emitir 7665,00 kg de gás carbônico e 175,200 kg de resíduos sólidos (lixo).