A Secretaria Municipal de Promoção Social, Saúde e da Mulher, promoveu nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro, uma série de palestras socioeducativas, tendo como tema a prevenção da gravidez na adolescência.

Uma equipe multiprofissional formada por médicos, ginecologistas, psicólogos, assistentes sociais e demais profissionais de saúde, promoveram palestras e bate papos nas unidades escolares: Colégio Militar Professor José Pio Santana, Escola Municipal e Colégio Estadual Professor Eduardo Mancini, alertando os alunos sobre os riscos e consequências de uma gravidez na adolescência, a exemplo da evasão escolar e perigos à saúde materna.

Foram abordados pelos palestrantes os métodos contraceptivos, impactos no corpo, possíveis agravamentos na saúde, além de como a gravidez na adolescência pode afetar o lado emocional e psicológico da gestante. A ação foi mais uma oportunidade para os alunos sanarem suas dúvidas e se informarem de forma correta sobre um tema tão sensível e importante.

A ação foi coordenada pela primeira-dama, Eliana Pimenta Pacheco que na oportunidade enfatizou a importância da orientação e a prevenção da gravidez na adolescência. “A gestação nesta faixa etária é uma condição que eleva a prevalência de complicações maternas, além de agravar problemas psicológicos e impulsionar a evasão escolar”, afirmou Eliana.

Em seguida a secretária enfatizou a importância da rede integrada neste projeto com a participação do CRAS, CREAS, Criança Feliz e NASF.

Concluindo a programação, a ginecologista Dr.ª Angela, promoveu uma palestra para gestantes do município, assistidas pelo setor social do município, tratando de assuntos sobre cuidados necessários durante a gestação.