Uma cidade bonita, sustentável e segura: esse é objetivo da atual administração municipal e, pensando nisso, uma parceria celebrada nesta quarta-feira (17), junto a Equatorial Energia, vai investir o total de R$ 924.925,27 mil para melhorar a iluminação pública de Ipameri e reduzir a conta de energia elétrica do Município.

De acordo com o projeto, está prevista a substituição de 797 lâmpadas amarelas por outras de LED, que são mais econômicas, eficientes e duram até 10 vezes mais que as lâmpadas comuns. A iniciativa vai proporcionar uma economia de aproximadamente R$ 629 mil por ano aos cofres públicos. Os projetos são financiados com recursos da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O responsável pela área de Eficiência Energética da Equatorial Goiás, Jesse Brito, explica que a troca de iluminação vai proporcionar quase 718 MWh/ ano de economia de energia para o município, o equivalente ao consumo médio anual de cerca de 374 residências. “Em reais, isso representa uma economia significativa na conta de luz da prefeitura. Além disso, as lâmpadas LED iluminam mais do que as convencionais, o que traz mais segurança à população”, explica.

Além do prefeito Jânio Pacheco, participaram da reunião o secretário de Planejamento e Gestão, Humberto Gebrim, a chefe de Gabinete, Bianca Carneiro, o superintendente José Eustáquio, o assessor jurídico, Uatila Daniel e o consultor da empresa responsável, Josemar de Oliveira. Com a assinatura do contrato, o projeto entra na fase de execução e tem prazo de 12 meses para conclusão. O serviço será executado pela Ambio Energia e Meio Ambiente.