O Programa Universitário do Bem (ProBem) representa a oportunidade de acesso a milhares de jovens, em situação de vulnerabilidade social, a bolsas de estudos integrais e parciais para a primeira graduação em Instituições de Ensino Superior privadas ou públicas não gratuitas localizadas no Estado de Goiás.

As bolsas parciais correspondem a 50% (cinquenta por cento) do valor da mensalidade limitados a R$ 650,00 (seiscentos e cinquenta reais). Já as integrais correspondem a 100% (cem por cento) do valor da mensalidade limitados a R$ 1.500,00 (um mil e quinhentos reais). As bolsas concedidas aos estudantes que cursam Medicina ou Odontologia têm seus limites maiores, R$ 2.900,00 (dois mil e novecentos reais) para parciais e R$ 5.800,00 (cinco mil e oitocentos reais) para integrais, pois os valores das mensalidades são superiores aos dos outros cursos.

O ProBem promove a integração ao mundo do trabalho por meio do Banco de Oportunidades, que são cursos e estágios ligados à área de formação do bolsista e participação em projetos sociais. Além disso, o Programa oferece acompanhamento integral à família do bolsista, através da articulação com a rede socioassistencial.

INSCRIÇÕES PROCESSO SELETIVO 2023/1

O Programa Universitário do Bem (ProBem) está com edital aberto para 5.000 (cinco mil) novas bolsas oferecidas para estudantes universitários em situação de vulnerabilidade social de todos os 246 municípios goianos.

Para participar, o candidato precisa:

• Residir no Estado de Goiás;
  • Estar inscrito no Cadastro Único;
  • Ter vínculo com uma Instituição de Ensino Superior cadastrada no ProBem em curso superior de graduação, na modalidade presencial;
  • Não frequentar curso superior à distância, semipresencial ou EAD;
  • Não ter condições financeiras, ou seja, que se encontra em situação de vulnerabilidade atestado pelo indicador multidimensional de pobreza;
  • Estar cursando a primeira graduação.
  • Critérios de seleção:

A seleção dos candidatos é realizada a partir de análise multidimensional da pobreza. Para tanto, é utilizado o Índice Multidimensional de Carências das Famílias Ampliado (IMCF-A), construído com base nas diversas vulnerabilidades das famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico).

Os candidatos serão classificados em ordem decrescente, conforme valor do índice, considerando as seguintes dimensões:

• Perfil e composição familiar;
  • Restrições de acesso ao trabalho e renda;
  • Falta de acesso ao conhecimento e escolaridade;
  • Escassez de recursos (privações de acesso a bens e serviços necessários às famílias);
  • Carências habitacionais (condições de moradia).