Ipameri e Distritos aderem à campanha contra abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

No dia 18 de maio foi celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Por isso, em Ipameri, durante todo o mês de maio é dedicado à conscientização sobre o tema, com a Prefeitura Municipal aderindo à campanha “Faça Bonito”, que promove mobilização em todo o país. As atividades são coordenadas em parceria com todas as secretarias e entidades do município.

Realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), o projeto consiste em ações de conscientização, como palestras, passeatas e outras atividades que estimulam a participação das crianças e adolescentes em contato direto com a comunidade escolar e a sociedade como um todo, com o objetivo de prevenir e combater este tipo de violência.

No Distrito de Domiciano Ribeiro, nesta sexta-feira (17), foi promovida uma caminhada e uma importante palestra sobre o tema, ministrada pela psicóloga Gesica, que abordou o assunto de forma eficaz com alunos de 9 a 12 anos da rede municipal, estadual e do Serviço de Convivência do Distrito de Domiciano Ribeiro. A ação foi encerrada com uma linda apresentação dos alunos no SCFV.

Maio Laranja é uma campanha nacional de conscientização, prevenção e combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil. É essencial combater o silêncio e o preconceito, promovendo a educação, a prevenção e a denúncia como ferramentas para proteger nossas crianças.

Canais de denúncia

São vários os canais de denúncia à disposição da população:

* Disque 100: é o número de telefone do Governo Federal para defesa dos direitos humanos;

* Conselho Tutelar de Ipameri: protege os direitos de crianças e adolescentes (3491-6025), (64-984027682);

* CREAS Ipameri: presta acolhimento socioassistencial às crianças e adolescentes que tiveram seus direitos violados (3491-1723).

* Polícia Militar (190) e Polícia Civil (191).